Byte Girl 2017 – Programação.

 

08:00 | Credenciamento | Entrada principal

 

08:00 | Café da manhã | Teatro

 

08:30 | Inscrições para os mini cursos no credenciamento | Entrada principal

 

09:00 | Abertura do evento | Teatro

 

09:00 | Atrações começam a funcionar no Lounge

 

9:10 | PALESTRA: Gamification e o mercado

Sandy Maciel – Desenvolvedora e Co-fundadora do LUG-Ce e Salto na Computação

Gamification é a utilização de elementos de jogos em ambientes não lúdicos (não-jogo) para melhorar a experiência e o engajamento do usuário. Hoje a gamification vem sendo aplicada nos mais diferentes segmentos como educação, social, repartições públicas, saúde e tecnologia com as mais variadas motivações (engajar pessoas,  melhorar a experiencia no aprendizado, melhorar resultados da organização e etc).

Nessa palestra tem como objetivo explicar os conceitos básicos sobre gamification e como e onde essa técnica vem sendo aplicada  na área de TI.

9:50 | PALESTRA: “Comunicação via software: usando a programação para expressar ideias”

Ingrid Monteiro – Professora na UFC Quixadá

Saber se comunicar com computadores (e não apenas através deles) tem sido visto como uma habilidade básica do século XXI, ao lado de saber ler, escrever e contar. Muitas são as iniciativas para democratizar o acesso ao conhecimento técnico e prático de codificação e programação, potencializando o número de “não-especialistas” desenvolvendo sites, aplicativos e pequenos sistemas para uso próprio ou coletivo. Nesta palestra, falaremos sobre o poder expressivo de códigos e programas, apresentando exemplos de sistemas profissionais e amadores que ilustram o uso desta outra linguagem como recurso comunicacional de seus autores.

10:30 | PALESTRA: “Computação Forense – Intimidade na Internet e Crimes Digitais contra a Mulher”

Lorena Queiroz – Diretora de Proteção a Mulher na Internet da APECOF

Precauções e cuidados com o mundo Tecnológico hoje.

Atualmente as maiores vítimas que têm sua intimidade exposta na internet e que sofrem violência digital, são crianças e mulheres. Esses crimes vêm aumentando a cada dia, seja por vingança ou até mesmo pelo simples prazer de expor uma pessoa, e um dos grandes motivos para isso, são os criminosos acreditarem que ficarão impunes com suas ações. A computação forense está aqui para mostrar que por trás de um computador, de um perfil fake, existe uma pessoa e o mesmo tem que ser punido.

11:10 | PALESTRA: “Orange Pi e Kali Linux, uma combinação letal para Redes LANs” 

Mayara Gouveia – M Dias Branco

Você conhecerá um equipamento chamado Orange Pi, uma versão mais barata e mais potente do famigerado Raspberry Pi.

Mostrarei as diversas possibilidades de uso do dispositivo e o Kali Linux.  Você verá como um dispositivo quase imperceptível pode ameaçar uma rede LAN. O qual, sendo bem instalado e configurado com o Kali, traz diversas ferramentas para interceptação de pacotes, quebra de senhas e etc.

13:30 | MINI PALESTRA: “O uso de tecnologias na Gestão Pública Municipal – case Intersol” 

Ana Paula Lourenço e Heracílio Cabral – Intersol

Nesta palestra iremos apresentar como estamos usando algumas tecnologias como a linguagem de programação Ruby, os serviços de Cloud Computing e o GeneXus, por exemplo, num sistema de Gestão Tributária presente em 4 estados brasileiros. Como tratamos a questão da segurança de informações? Como conseguimos integrar o Sistema Tributário ao Sistema de ISS? Quais os impactos do software nos municípios? Estas e outras perguntas serão respondidas nesta palestra.

13:30 | MINI PALESTRA: “Síndrome do impostor: ela pode estar afetando a sua carreira” 

Thalita Monteiro e Paulo Amaral – QueroWorkar

Quantas vezes você já viu uma vaga por aí e não se candidatou só porque não preenchia 100% dos requisitos? Quantas vezes você deixou aquela promoção passar porque você achou que não merece está posição ainda?

Você pode estar sofrendo da Síndrome do Impostor​. Saiba o que é e como isso pode está prejudicando o seu sucesso profissional.

13:30 | MINI PALESTRA: “Governança da Internet – Como decidir o futuro online na ONU e outras organizações internacionais”

Renata Aquino – Professora e Pesquisadora Independente

Quem governa a internet? Organizações como ONU, ICANN, Internet Engineering Task Force e Internet Society precisam de pessoas interessadas. Saiba como você pode participar dessas organizações e diversas outras da sociedade civil no mundo todo.

14:00 | MINI PALESTRA: “Como fazer parte da comunidade Waze?” 

Carol Guerra – Comunidade Waze Brasil

Você sabia que existe no Brasil uma comunidade que atualiza regularmente os mapas do app Waze? Sabia que aqui mesmo em Fortaleza há uma comunidade bem ativa? Tire todas as suas dúvidas sobre o app saiba como a comunidade do waze implementa ações para aproximar as mulheres da tecnologia utilizando o waze como instrumento.

14:00 | MINI PALESTRA: “Poder Feminino na área de TI – desconstruindo estereótipos” 

Mickaella Queiroz – Analista de TI e Consultora de Imagem e Estilo

Quando questionadas sobre profissionais da área de TI quantas pessoas pensam em profissionais mulheres? Ao ouvir o termo “profissionais de TI” muitas pessoas lembram daquela imagem batida de nerd que conserta tudo e que só precisa lidar com máquinas e não com pessoas. As mulheres da tecnologia possuem livre arbítrio ou se submetem a determinados códigos de vestir para poderem ser reconhecidas? Esta mini palestra tem por objetivo discutir questões como estereótipos da TI, a importância da imagem pessoal e poder feminino. No mundo corporativo, cada vez mais competitivo, valorizar a Imagem Pessoal é uma habilidade tão ou mais importante do que seu currículo. A discussão sobre essas questões e o conhecimento de como lidar com elas pode influenciar significativamente rumo ao sucesso na vida pessoal e profissional.

14:40 | III Competição de Just Dance | Lounge

 

15:20 | I Competição de robôs seguidores de linha | Lounge

 

16:00 | PALESTRA: “IPv6 e Internet das Coisas” 

Silvana Correa – Professora Universitária

Para interligar as “coisas” na internet, estas irão precisar de números exclusivos, o IP. Na versão 4 não temos disponíveis para todas as “coisas”. Então vamos usar o IPv6. Como fazer isso? A ligação entre os dois é a abordagem da apresentação.

13:00 | MINI CURSO: “Web Scraping para Iniciantes com Python”

Fernando Masanori – Professor da FATEC de São José dos Campos/SP

Vamos responder no workshop: Quanto o Brasil gastou na Copa do Mundo. Quantas e quais são as escolas, no Brasil, em funcionamento, sem água, luz e esgoto. Como criar um dataset do Campeonato Brasileiro, ou de nomes de cachorro. Quero saber a evolução da violência contra a mulher. Quantos índios da tribo Warao, da Venezuela, estão refugiados no Brasil. Qual a evolução, comparativa, do PIB entre Brasil, Chile e Uruguai. Qual a evolução de um termo, “corrupção”, por exemplo, no acervo da Folha de São Paulo.

13:00 | MINI CURSO: “Recuperação de Dados para Iniciantes” Luiz Brito – Palestrante e Instrutor em Recuperação de Dados Dolphin Data Lab Brasil

Mostrar técnicas de diagnósticos e recuperação de dados níveis 1 e 2 para quem quer iniciar no mercado de recuperação de dados e não sabe por onde começar.

17:00 | Encerramento com premiações e sorteios | Teatro

Garanta já a sua inscrição!! Esperamos vocês!!!

Viva a experiência Byte Girl!

 

Mais informações: 

 
Site: bytegirl.com.br
Facebook: @bytegirlevento
Instagram: @bytegirlevento
Twitter: @bytegirlevento
E-mail: contato@bytegirl.com.br
WhatsApp: 85 98607.6755
Chamada pública de caravanas

Monte sua caravana e faça parte desse evento.